Com o tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”, a 28ª edição
da STMF acontece de terça-feira (13) a sexta-feira (16), no Instituto Engenharia
Reconhecido como um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) acontece desta terça-feira (13) a sexta-feira (16). Promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), esta edição tem como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. Este ano, além de ser presencial, na sede do Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP), o evento mantém, como nos dois anos anteriores, o formato on-line.
Toda a grade pode ser conferida no site do evento https://semanadetecnologia.com.br/ e as inscrições continuam disponíveis. Jornalistas interessados na cobertura do evento devem se credenciar pelo e-mail press@allmoving.net. O evento será híbrido e os veículos que forem cobrir receberão voucher para credenciamento que dará acesso à plataforma de transmissão e ao evento presencial.
Serão mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais, divididos em salas técnicas, workshops, painéis e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e cargas sobre trilhos. Em seus quatro dias, o congresso também contará com a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras e apoiadoras estarão expondo os seus produtos, serviços e soluções, através das Business Islands.
Os quatro dias do evento estarão organizados da seguinte forma:
– Primeiro dia (13), terça-feira: abertura do congresso, entrega do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); palestras de Sandra Holanda, secretária Nacional de Mobilidade, Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional e do arquiteto e urbanista Ayrton Camargo, diretor da AEAMESP, que abordará o tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”.
Nos dias 14, 15 e 16 acontecerão apresentações de trabalhos técnicos, sessões, painéis e workshops.
No segundo dia (14), quarta-feira:
As sessões: ALAMYS; 5ª Sessão Internacional que debaterá o tema “Tecnologias e tendências ferroviárias: daqui a dez anos!”; Centro de Serviços Compartilhados da Companhia do Metrô-SP; Lições dos tempos de pandemia: inovações no âmbito da manutenção; Metrô SP – Trilha de formação agente de segurança e UNICONECTA – Colaborar e inspirar boas práticas em rede e Transformação do modelo de gestão na CPTM.
Os workshops: BIM – Sessão contratantes e BIM – Sessão Experiências e Práticas; Thales – Técnicas de ciber-segurança, aplicadas a Centros de Controle Metroferroviários; CAF – Leadmind: otimização da manutenção e operação através do monitoramento contínuo do material rodante e Tramontina – Normas, classes, soluções e aplicações em instalações elétricas de sobrepor.
O terceiro dia (15), quinta-feira:
Os seminários: 3º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários e o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário.
Os workshops: BYD Skyrail – Acompanhamento remoto de testes em fábrica: uma solução para os impactos da pandemia; Tramontina – Instalações elétricas aparentes – A utilização de conduletes de alumínio no setor metroferroviário e Frauscher – O sistema contador de eixos Frauscher Fadc, suas funcionalidades e vantagens para a sinalização ferroviária.
O quarto dia (16), sexta-feira:
As sessões: UITP; ESG-Environment, Social & Governance; Apresentação do Projeto da Linha 16-Violeta Metrô SP; Lições da 28ª STMF com a visão de “Mais trilhos para o futuro do Brasil” e palestra do Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo – Marco Antonio Assalve.
Os workshops: EGIS – BIM by Egis aplicado à infraestrutura de transportes; Linha Uni – Projeto Estação Santa Marina da Linha 6-Laranja e NT Expo – Inovações que transformam o negócio de ferrovias.
A STMF reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.
Quinta edição da Sessão Internacional debaterá o tema “Tecnologias e tendências ferroviárias: daqui a dez anos!”. Evento, dentro da STMF, acontece dia 14 (quarta-feira), a partir das 10h
A 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviár(STMF), evento promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), e que conta com o apoio institucional do Consulado do Canadá, debaterá sobre o segmento em âmbitos nacional e internacional, com convidados de outros consulados e executivos do Brasil, durante a 5ª Sessão Internacional, que acontece durante o evento, no dia 14 (quarta-feira), a partir das 10h, e terá como tema “Tecnologias e tendências ferroviárias: daqui a dez anos!”. O evento será presencial, mas com transmissão ao vivo para os inscritos.
A Sessão Internacional, que terá coordenação da jornalista Ana Lúcia Lopes, vice-coordenadora da Comissão de Investimentos e Infraestrutura na Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) e diretora da AllMoving, contará com os seguintes palestrantes/debatedores: Márcio Francesquine, Adido Comercial do Consulado do Canadá; Joseph Weiss, Cônsul geral adjunto do Consulado da Alemanha; Stefan Nemetz, Vice-cônsul comercial do Consulado da Áustria; Luiz Fernando Nanô, diretor de Projetos de Infraestrutura do Consulado da Suíça; Thaís Araripe Dias, chefe da Procuradoria Jurídica da Valec e Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade.
“Esta é a quinta edição da Sessão Internacional dentro na STMF. Sem dúvida, esse fórum é de suma importância para ampliar a visão do setor, tanto no âmbito nacional como no internacional. Conhecer bons exemplos e entender como podem e devem servir de base para cada Páis é um dos objetivos da Sessão Internacional”, defende Francesquine, que participa da elaboração do evento desde a primeira edição.”
Programa da 5ª Sessão Internacional – “Tecnologias e tendências ferroviárias: daqui a dez anos!”
Data: 14/09/2022 – 10h (horário de Brasília) – Presencial com transmissão ao vivo (é necessário realizar a inscrição)
10h – Abertura – Ana Lúcia Lopes (coordenadora da sessão) – vice-coordenadora da Comissão de Investimentos e Infraestrutura na Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) e diretora da AllMoving
10h10 – Márcio Francesquine – Adido comercial do Consulado do Canadá
10h20 – Joseph Weiss – Cônsul geral adjunto do Consulado da Alemanha
10h30 – Stefan Nemetz – Vice-cônsul comercial do Consulado da Áustria
10h40 – Luiz Fernando Nanô – Diretor de Projetos de Infraestrutura do Consulado da Suíça
10h50 – Thaís Araripe Dias – Chefe da Procuradoria Jurídica da Valec
11h – Francisco Pierrini – Diretor-presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade
11h10h às 11h25 – Diálogos entre os participantes
Local (presencialmente) – Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP)
Inscrição: https://www.aeamesp.org.br/inscricao/28STMF
Suporte para as inscrições: suporte@aeamesp.org.br ou Telefone/WhatsApp: (11) 91118-8016
Credenciamento de imprensa: solicitar para o e-mail press@allmoving.net
A STMF reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.
A STMF, que acontece entre de 13 e 16 de setembro, presencialmente no Instituto de Engenharia e também em formato on-line, tem como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”.
A Semana de Tecnologia Metroferroviária, reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, apresentará pautas técnicas e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos. Esta edição volta a contar com espaços para a circulação do público, exposições de conteúdo, painéis, debates e apresentações de trabalhos técnicos. Além disso, será realizada a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras poderão expor seus produtos, serviços e realizar seus contatos através das ilhas de negócios – Business Island.
Os Conduletes TG classe IV e classe V são produzidos dentro de parâmetros determinados pelas normas e propiciam a segurança exigida em vários setores, como metroferroviário, transporte e mobilidade, infraestrutura, distribuição de energia, industrial e comercial
Um dos grandes objetivos da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), evento promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), de 13 a 16 de setembro, é debater temas importantes para o setor, ainda neste ano cujo tema do evento é “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. Nesse sentido, diversos eventos acontecem durante a Semana e um deles é o 3º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários, que acontece dia 15 (quinta-feira), a partir da 8h30.
A STMF acontece presencialmente no Instituto de Engenharia e também em formato on-line e o seminário contará com nomes de destaque entre os debatedores.Tem como objetivo apresentar iniciativas desenvolvidas pelos operadores ferroviários de carga, com aplicação ampla para todos os setores ferroviários, focando o compartilhamento de inovações e soluções tecnológicas disruptivas, que as ferrovias vêm desenvolvendo nos últimos anos, ressaltando ganhos com o aumento da segurança, da eficiência global e a redução dos custos.
Serão abordadas iniciativas que já foram implementadas ou estão em estudo, porém, que já apresentaram resultados satisfatórios nos estudos iniciais ou há previsão de grande retorno com sua implementação. Serão discutidas soluções para diversos problemas ferroviários, tendo como viés estreitar os laços entre os operadores de carga e passageiros, de forma a proporcionar novas interações futuras
Programa do 3º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários
8h30 às 8h35 – Abertura do Seminário
8h35 às 90h – Otimização da Operação Ferroviária através do desenvolvimento de Cockpit para fornecer uma interface inteligente entre homem e máquina (MRS Logística S.A. – Sergio Omine)
9h às 9h25 – Aumento do peso médio por vagão a partir do desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais do operador de carga com auxílio de controles e da tecnologia do IAV (EFVM – Tamires Tomaz Heleno Ferreira)
9h25 às 9h50 – Automação da célula de Teste de Molas ferroviárias (MRS Logística S.A. – Mateus Rabelo)
9h50 às 10h10 – Coffee Break
10h10 às 10h35 – Estruturação e automatização do processo de planejamento e programação de equipagem Vale (EFVM – Tamires Tomaz Heleno Ferreira)
10h35 às 11h – Monitoramento online de locomotivas através de sistemas embarcados para aumento de confiabilidade (Vale Carajás – Aécio Mendes Gomes)
11h às 11h25 – Sistema Autônomo de inspeção de dinâmica de via permanente – NOMADVIBE (557) – (Ferrovia Centro-Atlântica)
11h25 às 11h30 – Encerramento
A STMF reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.
A Semana de Tecnologia Metroferroviária, reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, apresentará pautas técnicas e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos. Esta edição volta a contar com espaços para a circulação do público, exposições de conteúdo, painéis, debates e apresentações de trabalhos técnicos. Além disso, será realizada a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras poderão expor seus produtos, serviços e realizar seus contatos através das ilhas de negócios – Business Island.
Na abertura do evento (13) também acontece a entrega do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que reconhecerá entre 45 trabalhos melhor classificados, os vencedores em três categorias. Os trabalhos serão apresentados ao público durante a 28ª STMF.
Evento acontecerá entre os dias 13 e 16 de setembro, no Instituto de Engenharia de São Paulo.
A BYD Skyrail participará da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, entre os dias 13 e 16 de setembro, no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana. Quem for visitar o local, poderá ver no estande da BYD Skyrail uma amostra do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que ligará as estações Morumbi e Aeroporto de Congonhas. Trata-se de um veículo sustentável, sem emissão de poluentes, com design moderno e tecnologia de ponta.
Palestra no dia 15 de setembro – No dia 15 de setembro, às 10h, a BYD Skyrail fará uma importante apresentação na 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que poderá ser acompanhada virtualmente pelos participantes que se inscreverem. Atualmente, a BYD Skyrail está realizando testes com as portas de plataforma da Linha 17-Ouro. Em razão das restrições sanitárias da China a voos internacionais, uma equipe de projetos do Metrô de São Paulo tem feito acompanhamento online em conjunto com a BYD Skyrail para os testes de monitoramento das portas e da avaliação do trem.
Na apresentação que ocorrerá durante a da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, os analistas de qualidade Wiliam Souza e Mariana Leoncio vão falar sobre esses testes online que estão sendo feitos entre Brasil e China. “Junto da equipe do Metrô estamos fazendo testes em tempo real para verificação das funcionalidades e dimensões projetadas. Os testes avaliam a performance dos componentes, e checagem da abertura e fechamento das portas”, afirma Wiliam. Após concluída a fase dos testes, terá início a fabricação dos equipamentos para as oito estações da futura Linha 17-Ouro.
Os trens do monotrilho da Linha 17-Ouro estão sendo construídos na fábrica da BYD em Guang’na, na China. Ao todo, serão 14 trens, formados por cinco carros cada, todos com funcionamento totalmente automático, sem necessidade de operador. Cada composição do monotrilho terá ao todo 60,8 metros de comprimento por 3,25 metros de largura. Em seu interior, o trem terá 72 assentos e capacidade para transportar cerca de 600 pessoas confortavelmente. Os trens da BYD Skyrail operam com tração elétrica, sustentadas por pneus que andam sobre vigas de concreto de 80 centímetros de largura.
O Skyrail SP é equipado com uma bateria de tração, que funciona como fonte de energia reserva para o veículo, o que garante que o trem chegue à próxima estação, mesmo em casos de interrupção de fornecimento de energia. Os sistemas de segurança contam com câmeras, intercomunicadores, sistema de detecção de incêndio e janelas basculantes, atendendo as normas de segurança. Os passageiros poderão ser informados com antecedência sobre a localização do trem, a lotação de cada carro, o que permitirá que possam escolher a posição de espera correta. Além disso, o sistema permite ajustar o intervalo de funcionamento do trem em tempo real, otimizando o tempo de parada do trem. Também haverá um mapa dinâmico da Linha 17-Ouro.
Evento é organizado pela AEAMESP e acontecerá dia 15, durante a STMF
Entre os dias 13 e 16 de setembro será realizada a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF). Promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), o evento tem como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. O evento conta, em sua programação, com importantes debates sobre o segmento em âmbitos nacional em internacional. Entre os eventos dentro da STMF está o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, dia 15 (quinta-feira), das 14h15 às 18h.
Este ano, em formato hibrido, com participação presencial, a STMF acontece na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo, e on-line, com transmissão ao vivo. As inscrições para a STMF já podem ser feitas pelo site do evento https://www.aeamesp.org.br/inscricao/28STMF.
Promovido pela AEAMESP, em parceria com a ABIFER, ALAF, ANTF e SIMEFRE, o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário traz à tona importantes debates sobre o setor, como as recentes concessões, Porto de Santos, ferrovias autorizadas, marco regulatório do setor, entre outros temas.
“Recentemente, importantes empreendimentos ferroviários têm se concretizado no nosso País. As iminentes conclusões da Ferrovia Norte-Sul e da Fiol 1, somadas às renovações das concessões da Rumo, Vale e MRS, tornam realidade um salto na capacidade do transporte ferroviário”, afirma Pedro Machado, conselheiro da AEAMESP e coordenador do Seminário.
Por outro lado, continua Machado, a aprovação da lei das autorizações preenche uma lacuna relevante, no sentido de permitir investimentos complementares, necessários à malha ferroviária nacional.
“O investimento pela iniciativa privada será imprescindível, principalmente nos projetos greenfield, mas a participação do poder público conferirá sustentabilidade a todos estes projetos”, complementa Vicente Abate, presidente da ABIFER e também coordenador do encontro.
Entre os palestrantes do VI Seminário de Infraestrutura de Transporte Ferroviário, nomes como Mario Povia, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Claudenildo Chaves, gerente de Regulatório da MRS, Luiz Alberto Fioravante, Assessor da Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo, Jean Pejo, secretário-geral da ALAF/Brasil, e José Luis Vidal, diretor-executivo da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA).
A Semana de Tecnologia Metroferroviária, reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, apresentará pautas técnicas e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos. Esta edição volta a contar com espaços para a circulação do público, exposições de conteúdo, painéis, debates e apresentações de trabalhos técnicos. Além disso, será realizada a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras poderão expor seus produtos, serviços e realizar seus contatos através das ilhas de negócios – Business Island.
Programa Preliminar – VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário
Data: 15 de setembro (quinta-feira), das 14h15 às 18h
14h15 – Sessão 1
Coordenador: Pedro Machado, Conselheiro da AEAMESP
Claudenildo Chaves, gerente de Regulatório da MRS
“A Renovação da Concessão da MRS – Os Investimentos para Aumento de Oferta e a Perspectiva de Crescimento do Transporte de Carga Geral”.
Mario Povia, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra
“Ferrovias Internas do Porto de Santos: Quais são as perspectivas?”
15h30 – Coffee Break
16h – Sessão 2
Coordenador: Vicente Abate, Presidente da ABIFER
Luiz Alberto Fioravante, Secretaria Estadual de Logística e Transportes – SP
“O Plano Estratégico Ferroviário do Estado de SP”
Jean Pejo, Secretário Geral da ALAF/Brasil
“O novo marco regulatório das ferrovias”
José Luis Vidal, ANFA – Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas
“As ferrovias autorizadas e seu potencial de contribuição ao setor”
18h – Encerramento
Com o tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”, a 28ª edição da STMF promovida pela AEAMESP, volta a ser presencial, de 13 a 16 de setembro, no Instituto Engenharia, mas também em formato on-line.
Depois de dois anos acontecendo virtualmente, em razão da pandemia, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) promove, entre 13 e 16 de setembro de 2022, o 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), novamente presencialmente, mas também contará uma transmissão on-line, com pautas técnicas e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e carga sobre trilhos. Este ano, o evento, que tem como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”, acontecerá na sede do Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP), contando com espaços amplos para a circulação do público, exposições de conteúdos, paineis, debates, apresentações de trabalhos técnicos e área para a realização da METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras poderão expor seus produtos, serviços e realizar suas abordagens de negócios.
Para lançar oficialmente a STMF, a AEAMESP, realizou evento, de forma on-line, pela plataforma Microsoft Teams. Na oportunidade, também foi apresentando o mídia kit para patrocínios. Para esse evento, além de Silvia Silva, presidente da AEAMESP, houve a participação de Paulo Meca, diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô SP. A companhia é parceira da STMF desde a primeira edição.
Silvia lembrou que a AEAMESP nasceu dentro do Metrô SP, fruto da união de engenheiros e arquitetos da empresa. Ela passou a palavra a Meca que falou sobre as principais obras que estão sendo tocadas pela Companhia, entre as quais as obras das Linhas 15, 16, 19 e 20. Segundo ele, são linhas em processos de licitação, construção (novos projetos ou em andamento), ampliação ou em licenciamento de marcas. Também falou da recente boa avaliação que o serviço recebeu de seus usuários. “Quero reconhecer as equipes do Metrô e dos parceiros nessa boa avaliação de todo o serviço que prestamos e que sempre buscamos melhorar”, disse.
De acordo com Silvia Silva, a 28ª STMF será um ambiente de agregação dos diversos agentes do setor em prol da ampliação do debate e disseminação dos diversos conhecimentos e informações relevantes, como mobilidade, economia, legislação, políticas do setor público e privado, sobre os transportes sobre trilhos “Diante de todas as boas notícias para o setor, tenho a certeza que a Semana de Tecnologia Metroferroviária terá um bom volume de temas importantes a serem debatidos. O setor metroferroviário é essencial para a economia do Brasil e isso desde seus primórdios. O tema tem relação com esse resgate, bem como ratificar essa importância para o futuro do País”, afirmou durante o lançamento oficial.
Um espaço para discussão – A STMF contará novamente com apresentará painéis temáticos, seminários, workshops, estandes e muitos trabalhos técnicos, de forma a alcançar todo o público do Brasil e do Exterior. Durante a Semana, acontece a METROFERR Lounge Experience 2022, reunindo fornecedores de serviços e produtos para o segmento presencialmente e on-line. De acordo com Silvia, em razão do formato híbrido, expectativa é ultrapassar os 3 mil participantes, recorde para o evento, conquistado no último ano.
A STMF reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.
Prêmio – Na abertura do evento (13) também acontece a entrega do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que reconhecerá entre 45 trabalhos melhor classificados, os vencedores em três categorias. Os trabalhos serão apresentados ao público durante a 28ª STMF.
“O tema deste ano – 200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil – tem como objetivo debater o transporte sobre trilhos e todas as suas nuances na história das ferrovias no Brasil, seus avanços, entraves, progressos e dificuldades, bem como projetar o que podem ser as próximas décadas”, conclui Silvia.
AEAMESP
Sobre a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – Em sua 25ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 13 a 16 de setembro, com o tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. Trata-se de um dos mais importantes congresso técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão, de forma virtual, questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.
Sobre a AEAMESP – A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA e CAU.
Informações à Imprensa:
Ana Lúcia Lopes – allmoving@allmoving.net
WhatsApp: (11) 99994-9659
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |