fbpx

Semana de Tecnologia Metroferroviária debate empreendimentos metroferroviários em seu segundo dia

Evento também discute a importância da absorção da tecnologia pela sociedade e celebra os 50 anos do Metrô-SP. Semana segue hoje (quinta-feira, 23) e sexta-feira (24)

 

A 24º Semana de Tecnologia Metroferroviária, em seu segundo dia, quarta-feira (22), trouxe o debate sobre os desafios enfrentados ao longo do percurso e mobilidade no setor, também destacou as inovações. No segundo dia, aconteceu o painel “Os Trilhos Percorridos Até Aqui”, com três importantes comemorações: os 25 anos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM); 20 anos da concessão do Metrô do Rio de Janeiro (MetrôRio); e os cinco anos de concessão do Metrô de Salvador. Mas, ao invés de apenas celebrar, discussão, balanço e perspectiva foram a tônica do encontro.

Coordenado por Marcelo Dourado, presidente do Metrô do Distrito Federal, o painel discutiu o panorama atual e os próximos desafios das três empresas. Para isso, entre os palestrantes/debatedores Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, presidente da CPTM; Guilherme Walder Mora Ramalho, presidente do MetrôRio; e Eduardo Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). Eles traçaram panorama dos trilhos, que mostrou os desafios enfrentados ao longo desses anos, bem como destacaram a evolução das técnicas e inovações trazidas pelo meio.

Com o tema central A Evolução Passa por Aqui, a Semana, que segue até sexta-feira (24), objetiva debater evolução do setor nos últimos 50 anos e questões como mobilidade e transportes urbanos (metrô, trens, rodovias – cargas e passageiros), discutidos por quem vivencia e representa o setor, da iniciativa privada ao Poder Público (agências reguladoras, secretários de Transporte, entre outros. O evento, promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), em parceria com diversas entidades da sociedade civil e empresas, acontece, conjuntamente com a Metroferr Lounge Experience 2018, na Universidade Paulista (UNIP), Campus Paraíso, em São Paulo.

O painel “Metrô: Uma Organização que Aprende” celebreu o jubileu de ouro do Metrô-SP. Mas com a perspectiva da gestão do conhecimento e de pessoas, com tópicos relacionados ao desenvolvimento humano na história do Metrô. A gerente de Recursos Humanos da empresa, Valéria Aparecida Cabral, enfatizou a importância da interação da sociedade com a tecnologia alinhado aos métodos de ensino existentes.

O painel Alamys – “Os Esforços em Prol dos Trilhos pela América Latina” – debateu as experiências adquiridas durante a fase de execução dos empreendimentos sobre trilhos, nas cidades de Monterrey, no México, Santiago, no Chile e Buenos Aires, na Argentina. Desafios e oportunidades foram expostos pelos palestrantes, e consequentemente, o resultado atual das respectivas implantações nas cidades e a importância da absorção da tecnologia pela sociedade. O painel foi composto por Milton Gióia Júnior, diretor de Operações do METRÔ-SP (coordenador); Enrique Lozano, diretor do Projeto da Linha  da Metrorrey, de Monterrey, México; Roland Zamora, gerente de Estudos e Negócio de Transporte do Metro de Santiago, Chile; e Valentin Lopez, diretor de Soluções da ALSTOM.

Por fim, no quarto painel, sobre “Melhores Práticas de Mobilidade: Inovação e Comunicação com a Sociedade”, em formato de mesa-redonda, foi debatida a mobilidade no setor metroferroviário na América Latina e melhorias na comunicação entre colaboradores e passageiros. Participaram Valeska Pinto, UITP Latin America (coordenadora); Juliana Alcides, gestora de Comunicação e Ouvidoria do ViaQuatro; Cecília Guedes, chefe do Departamento de Relacionamento com o Usuário do Metrô-SP; Roland Zamora, gerente de Estudos e Negócio de Transporte do Metrô de Santiago, Chile; Ivo Pons, da Scipopulis; e Manuela Menendez, secretaria de Obras de Transporte no Ministério de Transporte Argentina.

Sobre a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – Em sua 24ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 21 a 24 de agosto. Trata-se do mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades. Conheça a programação no site:semanadetecnologia.com.br/24semana/.

Sobre a AEAMESP – A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs).

 

Informações à Imprensa:

Via Brasil Comunicação

Ana Lúcia Lopes – ana@viabrasilcomunicacao.com.br

Marco Barone – contato@viabrasilcomunicacao.com.br

Telefone: (11) 98655-5258